domingo, 4 de junho de 2017

BURT BACHARACH

Burt Bacharach (Kansas City, Missouri, 12 de maio de 1928) é um pianista e compositor norte-americano. Nos anos 50 e começo dos 60 ele foi o pianista e maestro de Marlene Dietrich. Ele se juntou ao letrista Hal David e outros para escrever várias canções populares nos anos 60 e 70.


 A música de Bacharach tem sido interpretada por diversos cantores famosos, incluindo, os Beatles, os Carpenters, Aretha Franklin, Jack Jones, Tom Jones, Dusty Springfield, Luther Vandross, e especialmente Dionne Warwick, que gravou demos para ele. A sua música é venerada por um estilo sofisticado, melodias marcantes de atmosfera clássica, além do uso de formas de compasso como 5/4 ou 7/4. Ele teve um total de 52 sucessos emplacados no "Top 40". Além disso, muitas das suas canções foram adaptadas por artistas de jazz da época, como Stan Getz e Wes Montgomery. A composição de David/Bacharach "My Little Red Book", gravada pelos Manfred Mann em 1965, tornou-se um marco do rock.


Ele se casou quatro vezes, com Paula Stewart, a atriz Angie Dickinson, a compositora Carole Bayer Sager (com a qual ele colaborou em várias músicas), e, finalmente, Jane Hanson.
Em 1998 ele gravou um álbum chamado Painted From Memory com o cantor/compositor Elvis Costello.
Bacharach participou em diversos filmes de Hollywood, incluindo os três da série Austin Powers. Sua música é destacada como sendo a inspiração por trás desses filmes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário