domingo, 28 de maio de 2017

BOBBY GOLDSBORO

Bobby Goldsboro (nascido em 18 de janeiro de 1941)  é um compositor e cantor americano de música pop e country . Ele teve uma seqüência de hits  pop no país nos anos de 1960 e 1970, incluindo a sua assinatura No. 1 hit " Honey ", que vendeu mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos.


Goldsboro nasceu em Marianna, Flórida .  Durante seu primeiro ano de vida, sua família mudou-se a 35 milhas ao norte de Marianna a Dothan, Alabama .  Ele se formou em Dothan High School em 1959 e mais tarde se matriculou na Universidade Auburn . Goldsboro deixou a faculdade após seu segundo ano para perseguir uma carreira musical. Ele tocou guitarra para Roy Orbison de 1962 a 1964.
A carreira solo de Goldsboro cresceu com o top dez hit " See the Funny Little Clown ". O single, escrito por Goldsboro, alcançou o número 9 nas paradas nacionais nos Estados Unidos no início de 1964. Ele vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro . Era para ser o primeiro de  outras similares. Goldsboro passaria a ter 16 Top 40 hits no Billboard Hot 100 e 12 no gráfico do país. Em 1966 ele gravou "It's Too Late" com "Too Many People" no lado B. Embora Goldsboro não era um artista prolífico da música para dança, ambas estas canções eram batidas enormes  da soul do norte em Grâ Bretanha e tocadas extensivamente.  Seu maior sucesso foi 1968's " Honey ", um tearjerker sobre a morte do amante de um homem A canção, escrita por Bobby Russell , foi gravada em uma tomada.  Transformou-se o registro a maior-venda no mundo para 1968 e atingiu Hot 100 por cinco semanas, alcangou o número dois na parada Britânica em duas ocasiões separadas (1968 e 1975),  e era um número um Único na Austrália.  Também se tornou seu primeiro hit no país.

Uma das composições de Goldsboro, " With Pen in Hand ", foi gravada por vários artistas , incluindo uma versão pop nominada ao Grammy por Vikki Carr que alcançou o top 40 do Hot 100 em 1969; Johnny Darrell tinha tomado a canção a No. 3 na carta do país dos US country um ano mais adiante.  Em 1970 Della Reese incluiu uma capa em seu álbum Black Is Beautiful. " The Cowboy and the Lady " de Goldsboro tornou-se um hit de "Top 10" como "The Cowgirl and the Dandy" para Brenda Lee em 1980; Dolly Parton também a cobriu em 1977 , e John Denver teve um sucesso com a música em 1981.
Summer (The First Time)", uma reminiscência de 1973 sobre a primeira experiência sexual de um rapaz de 17 anos com uma mulher de 31 anos, foi um Top 25 hit nos EUA e alcançou o número 9 no Reino Unido.  Foi votado a maior canção de "verão" de todos os tempos na história da Inglaterra. Usando um riff de piano de repetição, guitarra de 12 cordas, e um arranjo de cordas orquestrais, a canção foi sugestiva o suficiente para acender alguma controvérsia . Um seguimento, "Hello Summertime", foi escrito por Roger Cook e Roger Greenaway e atingiu  o No. 14 no Reino Unido no final de 1974.
De 1973 a 1975, Goldsboro hospedou a série bem sucedida da série do sindicaro da televisão The Bobby Goldsboro Show . Na década de 1990, ele compôs a música para a comédia de cena CBS Evening Shade . Em 1995, ele criou a série cinematográfica infantil de cinquenta e dois episódios, The Swamp Critters of Lost Lagoon . Goldsboro expressou todos os personagens, escreveu todos os roteiros e tocou todos os instrumentos musicais.  Goldsboro é também um pintor de óleo realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário