domingo, 29 de janeiro de 2017

THE AMERICAN BREED

A American Breed foi uma banda de rock americana que foi formada em 1962 e dissolvida em 1970.
O grupo foi formado em Cicero, Illinois como Gary & The Knight Lites. O maior sucesso do grupo foi o single " Bend Me, Shape Me ", que alcançou o número cinco no Billboard Hot 100 dos Estados Unidos em 1968. A canção, escrita por Scott English e Larry Weiss , tinha sido gravada anteriormente por uma banda feminina conhecida como Shape e tinha sido um sucesso nas paradas  britânicas.
Os membros originais do grupo foram Gary Loizzo nos vocais, Charles Colbert, Jr. no baixo e vocal, Al Ciner na guitarra e vocais, e Lee Graziano na bateria, trompete e vocais. Todos os membros eram da maior área de Chicago . Como Gary & The Knight Lites,  eles foram  pouco bem sucedidos em Chicago e lançou um single.
A banda teve seu maior sucesso em 1967 e 1968. Eles lançaram cinco singles que alcançaram as paradas, incluindo "Step Out Of Your Mind", "Green Light" e "Bend Me, Shape Me".  A última faixa  vendeu mais de um milhão de cópias, e foi premiado com um disco de ouro . Em 1968, a banda apareceu três vezes no American Bandstand e mais tarde naquele mesmo ano, Kevin Murphy se uniu como tecladista e a banda alterou o nome para "THE American BREED" antes de encurtar a "The Breed".

A cantora Paulette McWilliams foi adicionada em 1969 em um movimento para um som de funk mais R & B em seu próximo single "Hunky Funky", que "borbulhou" na 107.
Os quatro membros originais da banda (Ciner, Loizzo, Colbert e Graziano) se reuniram brevemente em 1986 e gravaram o álbum Once Again , com uma nova versão de "Bend Me, Shape Me".
Desde que o primeiro reagrupamento em 1986, a banda continuou a fazer aparições de reuniões periódicas em shows e feiras, principalmente em e em torno de sua nativa Chicago.
Seu vocalista, Gary Loizzo, morreu de câncer pancreático em 16 de janeiro de 2016, com 70 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário