domingo, 17 de julho de 2016

ORQUESTRA ROMÂNTICOS DE CUBA

A Orquestra Românticos de Cuba foi criada dentro do selo Musidisc por Nilo Sérgio, o dono da gravadora. Era uma orquestra composta por músicos experientes e tinha em seus quadros vários naipes de instrumentos.

  Entre os seus regentes podemos citar: Severino Araújo, Leo Peracchi, Radamés Gnatalli,carioca, Karl Faust, Ivan paulo,Waltel Bianco e Henrique Nuremberg. Seu primeiro LP data de 1959 e em 1979 aos 20 anos lançou um Lp chamado Orquestra Românticos de Cuba Interpreta Roberto carlos, portanto, no ocaso do regime militar. Alguns escrevem asneiras de que a orquestra e a gravadora foram perseguidas pela ditadura. Pura balela e falta de informação.  Românticos de Cuba que fez tanto sucesso que acabou se constituindo em uma febre nacional.


Meio mundo comprou seus discos, e como vivíamos uma consciência (que em muitos casos paira até hoje) de o que é bom tem que vir de fora, todo mundo achava que essa orquestra era cubana ou algo como uma orquestra formada nos Estados Unidos por músicos cubanos dissidentes...

Quase ninguém sabia, mas essa orquestra era brasileiríssima! Tiveram que usar esse “artifício” de um nome sugestivo internacionalizado, afinal, quem naquela época compraria discos de uma orquestra brasileira?

Em 1981 com o falecimento de Nilo Sérgio e por razões mercadológicas a orquestra deixou de gravar discos. Em seguida a Musidisc foi incoporada pela Som Livre e hoje em dia seus discos são lançados pela Radar Records.

Nenhum comentário:

Postar um comentário