domingo, 3 de julho de 2016

BARBRA STREISAND

Barbara Joan Streisand, (Brooklyn, Nova Iorque, 24 de abril de 1942), conhecida como Barbra Streisand, é uma cantora, compositora, atriz, diretora e produtora cinematográfica norte-americana, judia, vencedora de 2 Oscar, tendo sido indicada a mais três estatuetas. Ela divide com Cher o diferencial de ter sido premiada com o Oscar de Melhor Atriz e também de ter um single número um no Hot 100 da Billboard. Ela ganhou dois Oscar , oito Grammy , quatro Prêmios Emmy , um prêmio Tony especial e um American Film Institute.

Ela é uma das artistas mais bem-sucedidas, tanto comercialmente como de crítica, na história do entretenimento norte americano, com mais de 71,5 milhões de álbuns vendidos nos Estados Unidos e 140 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo . Streisand é uma das poucas estrelas do show business a conquistar prêmios em diversas áreas da arte - Oscar (cinema), Grammy (música), Tony (teatro) e Emmy (televisão). Ela foi também a primeira mulher a simultaneamente produzir, dirigir, escrever e atuar em um filme ("Yentl", de 1983).
Ela iniciou sua carreira em 1962 com a peça da Broadway "I Can get it For you Wholesale". Seu primeiro disco, "The Barbra Streisand Album", foi lançado em 1963 e a premiou com dois Prêmios Grammy. Barbra possui uma voz poderosa e imprime uma interpretação dramática às músicas que grava, especialmente nas baladas românticas. Ela fez duetos com artistas como Neil Diamond, Donna Summer, Frank Sinatra, Celine Dion, Bryan Adams, Burt Bacharach e Barry Gibb
A sua estréia no cinema foi em 1968, com o musical "Funny Girl", e sua atuação no mesmo lhe rendeu o Oscar de melhor atriz. Foi indicada também pelo filme "Nosso Amor de Ontem", em 1973. Também ganhou o Oscar de melhor canção original pelo filme "Nasce uma Estrela" em 1976. Em 1964, casou-se com o ator Elliot Gouldy com quem teve seu único filho, Jason, mas o divórcio veio logo depois que conquistou o Oscar de melhor atriz. Depois de vários romances, a atriz e cantora se casou em 1998 com o ator e diretor James Brolin.
Barbara Joan Streisand nasceu em 24 de abril de 1942, no Brooklyn, em Nova York, em uma família de judeus, filha de Emmanuel e Diana Streisand. Ela é a segunda de dois filhos por parte do pai Emmanuel, que era um professor de uma escola respeitada. Quinze meses após o nascimento de Streisand, Emmanuel morreu de uma hemorragia cerebral e a família quase vai a falência.


A primeira aparição de Streisand na televisão foi em The Tonight Show, apresentado por Jack Paar. Ela então começou a fazer sucesso na televisão e assim ganhou seu primeiro papel na Broadway, em uma pequena participação. Ela então decidiu lançar seu primeiro álbum, The Barbra Streisand Album, que ganhou dois Grammy Awards em 1963. Após seu sucesso com The Barbra Streisand Album, Streisand fez várias aparições no The Tonight Show em 1962 e 1963.
Streisand voltou à Broadway em 1964 com uma atuação aclamada como Fanny Brice em Funny Girl. Por causa do sucesso da peça, ela apareceu na capa da Time, e em 1968 ela apareceu na adaptação cinematográfica de Funny Girl que lhe deu o Oscar de melhor atriz.

Streisand gravou 34 álbuns de estúdio, quase todos com a Columbia Records, seus trabalhos no início da década de 1960, os seus trabalhos mais conhecidos são The Barbra Streisand Album , The Second Barbra Streisand Album , The Third Album e My Name Is Barbra. As discos de Streisand foram nomeados para mais de 57 prêmios Grammy, ela ganhou 15 desses, incluindo dois prêmios especiais.
Em abril de 1965 ela lançou seu quinto álbum de estúdio, My Name Is Barbra, o álbum foi certificado Ouro e alcançou a posição # 2 nas paradas dos Estados Unidos. Streisand ganhou dois prêmios Grammy e se estabeleceu como uma das maiores cantoras da decada de 60. Com o sucesso adquirido com My Name Is Barbra, ela lançou uma segunda parte intitulada My Name Is Barbra...,Two, outro grande sucesso.

Durante os anos 1970, ela também foi de grande sucesso nas paradas pop, com gravações Top 10 como The Way We Were (EUA Nº. 1), Evergreen (EUA Nº. 1), No More Tears (Enough Is Enough) (1979, com Donna Summer ), que até hoje é considerado o dueto de maior sucesso comercial, (EUA Nº. 1), You Don't Bring Me Flowers (com Neil Diamond ) (EUA Nº. 1) e The Main Event (EUA Nº. 3). Como o fim da década de 1970 , Streisand foi nomeada o artista mais bem sucedido nos EUA atrás somente de Elvis Presley e The Beatles.

A Star Is Born, que lhe rendeu o Óscar de Melhor Canção Original por Evergreen, foi todo produzido por Barbra Streisand e Kris Kristofferson, sendo bem-sucedido, alcançando o número um na Billboard 200 por 5 semanas e vendeu mais de 4 milhões de cópias nos Estados Unidos e mais de 14 milhões no mundo.
Em 1980, Barbra lança seu álbum de maior sucesso comercial: Guilty, tendo vendido até hoje mais de 20 milhões de cópias e foi produzido por Barry Gibb dos Bee Gees junto com a equipe de produção de Albhy Galuten e Karl Richardson.
A faixa-título, um dueto entre Streisand e Gibb, ganhou o Prêmio Grammy de Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo com Vocal em 1981, e foi o # 3 da Billboard Hot 100 hit. O primeiro single Woman in Love se tornou uma das canções de maior sucesso da carreira de Streisand. A música passou um total de três semanas na posição # 1 da parada da Billboard. Além desses dois hits, o álbum também trouxe mais dois outros sucessos: What Kind Of Fool, outro dueto entre Streisand e Gibb e Promises. Em 2005, Barry Gibb propos lançar uma sequência para este álbum, Guilty Pleasures. Não gerou tanto êxito como o álbum de 1980, mas possui músicas notáveis como Stranger In A Stranger Land e Above The Law, dueto entre ambos. Também em 2005 Barbra relançou o álbum remasterizado com novas entrevistas dela com Gibb, duas performances ao vivo de 1986 e uma galeria de fotos.

Ela já vendeu 71 milhões de álbuns, tornando-se a cantora que mais vendeu discos e cds nos EUA. Casou-se em 1964 com o ator Elliot Gould com quem teve seu único filho, Jason, mas o divórcio veio logo depois que conquistou o Oscar de melhor atriz. Depois de vários romances, a atriz e cantora se casou em 1998 com o ator e diretor James Brolin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário