domingo, 7 de junho de 2015

GIORGIO MORODER

Giovanni Giorgio Moroder (nascido Hansjörg Moroder,) mais conhecido como Giorgio Moroder (Ortisei, Trentino-Alto Ádige, 26 de abril de 1940) é um produtor e compositor musical italiano que inovou a chamada disco' music com o massivo uso de sintetizadores, no final dos anos 70, abrindo caminho para o que mais tarde se tornou a Dance Music eletrônica.

Como produtor musical, é particularmente conhecido por seu trabalho com Donna Summer, em sucessos como Love to Love You Baby e I Feel Love. Moroder também produziu sucessos disco' para o grupo feminino The Three Degrees.
Moroder também gravou trabalhos com seu próprio nome assinando Giorgio, como From Here to Eternity de 1977, e E=MC². No Brasil, fez grande sucesso com o hit Son of My Father, sucesso na trilha internacional da novela Selva de Pedra. Em 1978 gravou The Chase, tema do filme Midnight Express.
Também no final dos anos 70 gravou um disco com música eletrônica com Chris Bennett. No Brasil, eles tiveram dois sucessos: Love's In You, Love's In Me (tema da novela Sinal de Alerta) e Love Now, Hurt Later, sucesso na trilha da novela Pecado Rasgado.
Entre os principais compositores que ajudaram Giorgio a fazer sucesso no mundo encontram-se Pete Bellotte e Harold Faltermeyer.
No Brasil, sua música também foi utilizada em vinheta televisiva, da então TVS (hoje SBT). Na vinheta de encerramento das transmissões, toca-se "The Fight".
Nos anos 80, Moroder produziu, dentre outras, músicas das trilhas sonoras dos filmes The NeverEnding Story, Cat People, Flashdance, Scarface, Top Gun, Beverly Hills Cop II  e para o filme restaurado Metropolis, de Fritz Lang.
Produziu também as bandas Munich Machine, Information Society, Sigue Sigue Sputnik e Philip Oakey em sua carreira solo (vocalista do Human League) com o hit "Together In Eletric Dreams" do filme Eletric Dreams (1985).
Em 2013 participou da produção do último álbum da dupla de DJ's Daft Punk, intitulado Random Access Memories, uma homenagem à cultura musical dos anos 70 e 80. Giorgio empresta seu nome, história e estilo à música de mesmo nome "Giorgio by Moroder". Em parceria com a dupla Daft Punk, o resultado é muito satisfatório, entrelaçando a batida digital e mixada dos DJ's com o clássico sintetizador "clickado" de Giorgio.
Em novembro de 2014, foi anunciado que Moroder iria lançar um novo álbum na primavera de 2015 do Hemisfério Norte, chamado "74 is the New 24" com a participação de grandes artistas como Britney Spears, Kylie Minogue, Sia, Charli XCX, Foxes, entre outros. No mesmo dia foi disponibilizada a faixa-título do álbum. No dia 16 de janeiro de 2015 chegou à rede a parceria com Minogue chamada "Right Here, Right Now" e esta foi lançada 4 dias depois, com seu clipe sendo divulgado em 2 de fevereiro.
No dia 13 de abril de 2015, Moroder divulgou por sua página no facebook o nome e a capa do segundo single de seu álbum "Déjà Vu" e que o álbum levaria o mesmo nome da canção. Neste álbum conta com participações de cantoras com grande porte, como Britney Spears. Ela gravou uma música intitulada de "Tom's Diner", cover da cantora Suzanne Vega. A música vazou online no dia 24 de Abril de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário