domingo, 24 de maio de 2015

DON MCLEAN

Don McLean é um cantor e compositor dos Estados Unidos. Ficou famoso pela canção American Pie, elegia folk-pop de oito minutos e meio que atingiu o topo das paradas americanas. Iniciou sua carreira em meados dos anos 60, tocando em clubes nova-iorquinos, escolas primárias e em prol de causas ambientais.
Don McLean é um nome desconhecido para muita gente. Mas é o autor de três músicas memoráveis e o inspirador involuntário de uma quarta. McLean nasceu no estado de Nova Iorque, em 1945 e iniciou sua carreira musical como cantor de folk music americana, apresentando-se com o lendário Pete Seeger. Em 1970, compôs uma música chamada “Vincent”, em homenagem a Van Gogh, e ofereceu a várias gravadoras. Nenhuma se interessou, mas a Beat Goes On propôs gravar um disco outras composições suas, que foi intitulado “Tapestry” e que passou despercebido.

Em 1971, gravou o single “American Pie”, e foi para o topo da parada americana, onde ficou por 4 semanas. Um grande feito, visto que a canção tem mais de oito minutos, e músicas muito longas costumam ser ignoradas pelas estações de rádio. O LP, lançado na esteira do single, tornou-se também um campeão de vendagens e incluiu a canção “Vincent”, que tentara em vão gravar anteriormente. E chamou a atenção para o disco anterior, onde a faixa “And I Love you so” foi tardiamente descoberta.


  American Pie – O maior sucesso de Don McLean é um rock épico e uma homenagem a Buddy Holly, o roqueiro americano que morreu jovem, em um acidente de avião, na companhia de Richie Valens (que popularizou a música La Bamba) e The Big Bopper.

Vincent – Mais antiga do que American Pie, foi incluída no Lp do mesmo nome, que se seguiu ao grande sucesso da homenagem a Buddy Holly. Don McLean conta que inspirou-se quando estava vendo um dos quadros mais famosos de Van Gogh, pintado quando ele estava internado em Saint Remy, e que retrata uma paisagem noturna com ciprestes e que é conhecido pelo nome em inglês: Starry Night.. A letra de McLean fala da beleza da pintura de Van Gogh, da obstinação do pintor em seguir o seu caminho, mesmo com a incompreensão e o desprezo dos seus contemporâneos.

And I love you so – Uma bela canção de amor, compõe, com American Pie e Vincent, o trio das melhores músicas de Don McLean. Lançada no seu primeiro LP, passou em branco e chamou alguma atenção quando gravado por Perry Como.

Outros de seus sucessos são:  Castles in the air, Since i don't have you e Crying.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário