domingo, 19 de outubro de 2014

HAROLD MELVIN & THE BLUE NOTES

Harold Melvin & The Blue Notes foi um grupo de cantores dos Estados Unidos, um dos mais populares da Filadélfia na década de 1970. Seu repertório incluía soul, R&B, doo-wop e disco.  O grupo anteriormente conhecido como o de Carlos Magno assumiu o nome de “The Blue Notes”, em 1954,  composta pelo  vocalista Harold Melvin (nascido em 25 de junho de 1939,  na Filadélfia) , Bernard Williams, Roosevelt Brodie, Gillis Jesse Jr., e Franklin Peaker. O grupo gravou um número de selos sem sucesso desde o seu início na década de 1960.

A década de 1960 o single “My Hero” foi um hit para Registros Val-ue, e 1965’s “Get Out (and Let Me Cry)” era um R & B hit para Registros Landa. Durante este período, a formação do grupo mudou muitas vezes, com Bernard Williams, deixando o ato de criar um grupo chamado “The Original Blue Notes”, e Harold Melvin trazendo novos vocalista como John Atkins.
Em 1970, o grupo recrutou o Teddy Pendergrass como o baterista da banda de apoio. Pendergrass tinha sido um ex-membro do The Cadillacs, e foi promovido a vocalista quando John Atkins saiu do grupo no mesmo ano.
Esta nova formação do grupo, incluindo Melvin, Pendergrass, Wilson Bernardo, Lawrence Brown, e Lloyd Parks, foi assinada a Kenneth Gamble e Leon Huff  selo  Internacional da Filadélfia, em 1972, e viriam a ter  vários sucessos de R& B ao longo dos próximos quatro anos. Entre os Blue Notes ‘mais importantes e gravações de sucesso são canções de amor como “If You Don’t Know Me By Now” (1972, a sua fuga, individual), “I Miss You” (1972), “The Love I Lost” (1973), e “Don’t Leave Me This Way” (1975), e socialmente consciente canções como “Wake Up Everybody” e “Bad Luck” (ambos de 1975). “Bad Luck” detém o recorde de mais longa duração hit número um na parada / o Hot Dance Club Play: onze semanas. A capa 1976 de “Don’t Leave Me This Way” pelo artista da Motown Thelma Houston foi um hit número um na música pop dos EUA  tanto ela como os originais do Blue Notes “são considerados gravações da era disco.

Apesar do sucesso, a formação da Blue Notes “, continuou a trocar regularmente. Em  1976 Pendergrass passou a uma bem-sucedida carreira solo, interrompida por um acidente de carro quase fatal  de 1982, embora ele tenha feito um breve retorno no histórico Concerto Live Aid, em 1985.
Harold Melvin continuou a turnê com várias formações de Blue Notes, até sofrer um derrame em 1996. Melvin faleceu em 24 março de 1997 na idade de cinquenta e sete anos e Brown morreu em 06 de abril de 2008 na idade de sessenta e três anos de uma doença respiratória.

Vários membros das várias formações do Blue Notes continuaram a turnê como “Harold Melvin & the  Blue Notes”.
A viúva de Harold atualmente gerencia Harold Melvin & the Blues notes com vocalista, Donnell “Big Daddy” Gillespie, Brooks Anthony, John Morris Rufus Thorne, e Paige Sharon.
Para seu álbum " Esta Nota é para você" , o cantor Neil Young nomeou seu back-up da banda, The Blue Notes, sem a permissão do detentor dos direitos de nome Harold Melvin. Melvin tomou medidas legais contra o jovem sobre o uso do nome Blue Notes, forçando o cantor a mudar o nome da banda de apoio de "Ten Men Workin '", durante o balanço da turnê que promoveu o álbum " a presente nota é para você ".
Harold Melvin & the Blue Notes são, indiscutivelmente, o grupo de soul mais  conhecido da Filadélfia , muitos de seus hits foram re-gravadas por outros artistas, incluindo Simply Red, David Ruffin, Jimmy Somerville e Sybil, enquanto na dance music DJ Danny Rampling cita “Wake Up Everybody” como sua música favorita de todos os tempos. Hoje, Saunders Gil continua a atuar como um artista solo, e ainda realiza todos os hits do passado, assim como seu próprio material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário