sábado, 30 de agosto de 2014

GOOD MORNING VIETNAM

Good Morning, Vietnam (br: Bom Dia, Vietnã; pt: Bom Dia, Vietname) é um filme estadunidense de 1987, uma comédia dramática de guerra dirigida por Barry Levinson.

Em 1965, o DJ Adrian Cronauer é recrutado para comandar o programa de rádio das forças armadas estado-unidenses no Vietnã. Irreverente, ele agrada aos soldados, mas enfurece Steven Hauk, um segundo-tenente e superior imediato de Cronauer, que tinha uma necessidade enorme de provar que era superior hierarquicamente. Movido pela inveja e ciúme, ele tenta prejudicar Cronauer, mas a sua popularidade é tal que é protegido pelos altos escalões.
Curiosidades   

O orçamento de Bom dia, Vietnã foi de treze milhões de dólares.
 O verdadeiro Adrian Cronauer disse que apenas 45% do filme retrata a realidade dos fatos e que se ele tivesse agido como Robin Williams agiu no filme, certamente teria enfrentado a corte marcial.
 Ao contrário do personagem no filme, o verdadeiro Adrian Cronauer não usava de comédia em seu programa de rádio e nem foi expulso pelos militares; ele deixou o Vietnã porque seu período de trabalho tinha terminado.


Elenco

  Robin Williams .... Adrian Cronauer
    Forest Whitaker .... recruta Edward Montesque Garlick
    Tung Tranh Tran ... Tuan
    Chintara Sukapatana .... Trinh
    Bruno Kirby .... tenente Steven Hauk
    Robert Wuhl .... sargento Marty Lee Dreiweitz
    J.T. Walsh .... sargento Phillip Dickerson ('Dick')
    Noble Willingham .... general Taylor
    Richard Edson .... recruta Abersold
    Juney Smith .... sargento Phil McPherson
    Richard Portnow .... Dan Levitan
    Floyd Vivino .... Eddie Kirk
    Cu Ba Nguyen .... Jimmy Wah

Infelizmente Robin Williams morreu em Tiburon em 11 de agosto de 2014 com a idade de 63 anos. Aclamado mundialmente por seus papéis em filmes como Uma Babá Quase Perfeita, Sociedade dos Poetas Mortos ou Bom Dia, Vietnã, ele era um dos atores mais aclamados da sua geração.

Nascido em Chicago em 21 de julho de 1951, sua carreira atravessou um arco ao longo de muitas épocas e gostos diferentes na história norte-americana. Williams não foi apenas un grande ator, ele era um ícone, uma inspiração para todos.
Em 1987, ele tocou os corações de milhões com seu papel como Adrian Cronauer em Bom Dia, Vietnã. Seu legado continua a crescer à medida que novas gerações de fãs estão descobrindo a sua herança única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário