domingo, 10 de agosto de 2014

GIANNI MORANDI

Gianni Morandi (Monghidoro, Emilia-Romagna, 11 de dezembro de 1944) é um cantor pop italiano.
Nascido Gian Luigi Morandi tornou-se uma das mais conhecidas personalidades do show-business italiano das últimas quatro décadas.

Ele fez a sua estreia em 1962 e rapidamente tornou-se famoso, tendo ganho diversos festivais musicais em Itália, incluindo o Festival Canzonissima em 1969. Em 1970, representou a Itália no Festival Eurovisão da Canção 1970 , interpretando o tema Occhi Di Ragazza (Olhos de rapariga) . A sua carreira entrou em declínio em meados dos anos 70 mas voltou em força nos anos 80. Gianni Morandi venceu o Festival de São Remo em 1987 , clasificou-se em segundo em 1995 e terceiro em 2000.
No início dos anos 80, Gianni retorna ao mundo artístico e funda a "Nazionale Italiana Cantante", ao lado de Mogol, Gianni Bella e Andréa Mingardi, um projeto beneficente.
A partir daí, Gianni Morandi não parou mais e lançou vários sucessos, como "Canzoni Stonate", "Voglia di Volare", "La Mia Nemica Amatíssima" e "Uno Su Mille".
Estima-se que Morandi tenha vendido mais de 30 milhões de LPs e CDs. Ele escreveu vários livros autobiográficos e surgiu em dezoito filmes. Na televisão, surgiu em 1984 na série televisiva Voglia di volare.
Gianni Morandi, sem dúvida alguma, é um dos raros cantores dos anos 60, que se mantém atual, sempre inovando e lançando canções com arranjos modernos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário