domingo, 20 de julho de 2014

TERRY STAFFORD

Terry LaVerne Stafford  (22 de novembro 1941 - 17 março de 1996  ) foi um cantor e compositor americano , mais conhecido pelo seus hits , " Suspicion” e a música country, "Amarillo by morning " 

Filho de William Nathan Stafford e Juanita J. Stafford , nascido em Hollis , Oklahoma , Stafford cresceu em Amarillo, Texas , e graduou-se na High School de Palo Duro em Amarillo, em 1960. Após o colegial, ele se mudou para Los Angeles, Califórnia , para prosseguir uma carreira na música.

A canção " Suspicion ", que foi lançado pela  gravadora Crusader e que já havia sido gravado por Elvis Presley , chegou ao número 3 nos EUA e número 31 no UK Singles Chart . A gravação de Stafford vendeu mais de um milhão de cópias. Em continuação,"I’ll Touch a Star"  atingiu o número 25 nos Estados Unidos. Ambas as gravações foram produzidas por Bob Summers (irmão-de-lei de Les Paul), que tocou todos os instrumentos nas trilhas, bem como na técnica e gravação, exceto para contrabaixo, que foi interpretado por Ron Griffith. Bob lançou sua própria versão na década de 70, bem como um remake com Ed Greenwald nos vocais em 2008. Em 1969, Buck Owens re-escreveu Stafford em "Big in Dallas", registrando-o como " Big in Vegas ". A Versão  de Owens chegou ao número 5 no Billboard Hot country  Singles , e alcançou o número 1 no RPM  Country  Tracks.

Stafford  continuou a gravar, mas não tinha mais canções. Sua composição , " Amarillo by Morning "foi posteriormente lançada por George Strait no álbum de 1982  "Strait  from the heart" . A canção foi batizada de " A canção numero 12 de todos os tempos", da  Country Music Television .

Stafford viveu a maior parte de sua vida entre Los Angeles e Amarillo e morreu em Amarillo de insuficiência hepática .

Nenhum comentário:

Postar um comentário