domingo, 13 de abril de 2014

THE DELLS

Os Dells são os avôs de R & B harmonia. Eles abriram o caminho para grupos como The Temptations,the Miracles, The  Stylistics e, mais recentemente, grupos de harmonia de        R & B, como Boyz II Men, Jagged Edge e 112: Em essência, suas harmonias musicais inconfundíveis tão habilmente criado pelo falecido Kirk Stewart e depois aperfeiçoá-lo pelo grande Quincy Jones ainda estão depois de 50 anos mais tarde em plena  atividade.

Inicialmente conhecido como o El-Rays, os Dells começaram em 1952 em Harvey, Illinois, em um subúrbio de Chicago. Eram cinco amigos do colégio,que cantavam doo - wop e praticavam harmonia  na esquina da 147 St., & Robey. Eles cantavam baixo no metrô para chegar um som de eco. Eventualmente , os El-Rays gravaram  seu primeiro single   " Darling  i Know"  para a Chess Records a qual não obtiveram nenhum sucesso.
Dois anos depois, com um novo contrato com a gravadora Vee Jay Registros ---- como os Dells ---- eles lançaram sua  terceira gravação "Oh What A Night", a qual se tornou um R & B de grande sucesso . Em 1960, com a re-estruturação do grupo, os Dells foram logo abrindo a turnê de  Dinah Washington. Trabalhando com Washington, os Dells formaram seu som melodioso hipnótico e aprenderam  o negócio da música. Foi enquanto faziam back vocal no último Dinah Washington / Quincy Jones produziu o álbum, "Lágrimas e Risos" os Dells chamaram a atenção de Ray Charles. Em meados dos anos 1960, os Dells estavam em turnê com Charles, cantando mais baladas e padrões e incorporando jazz em seus estilos de canto.

Os Dells re-assinando com chess records em 1966 , começaram  a trabalhar com  o compositor / produtor Bobby Miller (que acabaria por produzir os maiores sucessos dos Dells) e arranjador Charles Stepney (co-produtor de Earth, Wind & Fire). Estes dois homens encontraram uma maneira de combinar o jazz único Dells e  inhumed harmonias com suas raízes doo-wop  para criar uma série  ricamente orquestrado R & B e Pop Hits.
Em 1967 , os Dells --- sob a habilidade musical de Miller e Stepney --- começaram a traçar uma seqüência de R & B e Pop  hits da billboard, incluindo 3 número um hits R & B: "Oh What A Night", certificado milhões de venda em 1956 e 1969, o "stay in my corner", o primeiro single milhões de venda que era de 6 minutos e 10 segundos de duração, e "Give Your Baby A Standing Ovation", certificado milhões de vendas , mais 44 Billboard R & B e POP (There Is, Love Is Blue, Wear It On Our Face) Charted Recordings.
Por 50 anos , Marvin Junior, barítono , Johnnie Carter, tenor, Verne Allison, segundo tenor, Michael McGill, barítono, e Chuck Barksdale, basso, mais conhecido como os Dells   ---- continuaram a definir o padrão de harmonia . Eles continuam sendo um dos grupos vocais poderosos e únicos nos anais da música R & B. 
Em 1991, o produtor / diretor / escritor Robert Townsend lançou o filme de sucesso comercial e criticamente aclamado, "The Five Heartbeats." ( Postado neste Blog )  O filme foi baseado nas vidas e carreiras dos Dells e produziu mais  uma música de R & B da Billboard , “A Heart Is A House for Love.” Este apresentou os Dells para outra, nova geração de amantes de R & B música.

Os Dells são os destinatários da "Pioneer Hall of Fame Award", da Fundação Rhythm & Blues, um NAACP Image Award 1991, o "Soul of American Music Award, o" Illinois NARAS Prêmio Governadores ", o" Jackie Award "e muitos , muitas outras da indústria de música e Achievement Awards.
Por isso, no aniversário de  50 anos dos Dells, a música ainda resiste, a harmonia vocal encarece, e os ricos musical R & B legado de The Dells, ganhou-lhes uma indução em 2004 Rock n Roll Hall of Fame.


Nenhum comentário:

Postar um comentário