domingo, 9 de março de 2014

DUANE EDDY

Nascido em Corning, New York em 1938, ele começou a tocar violão aos 5 anos,
imitando seu ídolo cowboy, Gene Autry. Sua família se mudou para Arizona em 1951.
No início de 54, em Coolidge, Eddy encontrou Lee Hazlewood que se tornaria seu companheiro de longa data, co-autor e produtor. Juntos, eles criaram uma fórmula de sucesso baseado no estilo único de Eddy com a guitarra.

Eddy introduziu um som único à guitarra de rock’n roll. Combinando melodias fortes, dramáticas de uma nota só e uma combinação de eco, vibrato e tremolo, ele fez do seu som sua assinatura que era algo nunca ouvido antes.
Elementos do country, blues, jazz e Gospel se misturava aos seus instrumentais.
Eles tinham títulos chamativos como “Rebel Rouser”, “Forty Miles of Bad Road”, “Cannonball”, “The Lonely One”, “Shazam”, e “Some Kind-a Earthquake” (que é reconhecida como a canção mais curta a fica no Top 40, com 1:17). Essa canções foram recheadas de gritos rebeldes e interrupções com saxofone. A popularidade mundial dessas gravações, iniciando com ‘Moovin’ and Groovin’ em 1958, abriu as portas para a música instrumental do Rock and Roll. Sua banda, The Rebels, apresentou músicos que se tornariam um dos melhores do mundo. Tocadores de sax Steve Douglas e Jim Horn, pianista Larry Knechtel e o guitarrista Al Casey foram ouvidos em centenas de sucessos, tornand-se os membros do famoso “Wrecking Crew” de Phil Spector nos anos 60 e acompanhando sempre um grupo elite de artistas.
Em 1959, o álbum de estréia , “Have Twangy Guitar Will Travel”, alcançou o número 5, permanecendo no ranking por 82 semanas ininterruptas. Em 1960, “New Musical Express” do Reino Unido votou nele como a Personalidade Número 1 do mundo da música, desbancando o rei Elvis Presley. Naquele mesmo ano, ele fez a música tema para o filme Because They’re Young. A canção se tornou o maior sucesso de Eddy, chegando ao quarto lugar. “Rebel ‘Rouser” ao sexto lugar, e “Forty Miles Of Bad Road” ao nono lugar em 1958 e1959, respectivamente.
Durante os anos 60, Eddy também iniciou sua carreira de ator, aparecendo nos filmes A Thunder of Drums, The Wild Westerners, Kona Coast, The Savage Seven, e duas participações na série de TV Have Gun — Will Travel.
Os anos 70 foram bem ativos para Eddy. Ele produziu álbuns para Phil Everly e Waylon Jennings. Em1975, uma colaboração com o compositor Tony Macaulay e Keith Potger, levaram “Play Me Like You Play Your Guitar” ao top 10. A canção, “You Are My Sunshine”, apresentando Willie Nelson e Waylon Jennings, foi sucesso no ranking country em 1977.
Em 1983, Duane se apresentava com músicos legendários, tocando em clubes particulares e pequenos. Don Randi nos teclados, Hall Blaine na bateria, Steve Douglas no sax e Ry Cooder na guitarra.
Em 1986, Eddy fez uma versão contemporânea para Peter Gunn. A música foi um sucesso no Top Ten ao redor do mundo, chegando ao número 1 na revista Rolling Stone. “Peter Gunn” venceu o Grammy por melhor Rock Instrumental de1986. Eddy também ficaria reconhecido como o único músico a ficar no Top 10 por 4 decádas no Reino Unido.
No ano seguinte, um álbum tributo foi lançado, auto-titulado, Duane Eddy, foi lançado em Capitol. Alguns dos melhores artistas do mundo e produtores quiseram fazer parte do projeto. Muitas das gravações foram produzidas por Paul McCartney, Jeff Lynne, Ry Cooder, e Art of Noise.
Em 1994, Eddy foi incluído no Rock’n Roll Hall da Fama, junto com Elton John, Rod Stewart, John Lennon, Bob Marley e The Grateful Dead. Mais tarde naquele ano, músicas de filmes popularizou Eddy a milhões depois que assistiram Forrest Gump sendo perseguido por uma pickup enquanto ele corre num campo de futebol

In 1996, Eddy juntamente com o famoso Hans Zimmer fizeram o tema de
” A última ameaça” com John Travolta.
Em 1997, Eddy deixou as marcas das suas mãos e assinatura no Rockwalk juntamente com seus amigos Chet Atkins, Scotty Moore e James Burton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário