domingo, 23 de fevereiro de 2014

THE DELFONICS

The Delfonics foi um grupo norte-americano de R&B formado em 1965, na Filadélfia. A banda é considerada uma das primeiras e mais importantes da Philadelphia Soul, tendo sido mais popular entre o final da década de 1960 e começo dos anos setenta.

Os irmãos William e Wilbert Hart fundaram o grupo no início dos anos 1960, que ficaria conhecida em toda Filadélfia. Mais tarde, Randy Cain comporia o trio. Já na gravadora Cameoeles foram apresentados ao produtor Thom Bell, homem que os tornariam famosos e que trabalhava com Chubby Checker. Bell sonhava em criar uma "versão Filadélfia" da Motown e ajudou a angariar a carreira dos Delfonics.

O Philadelphia Soul era mais leve do que o soul traditional, foi muito influenciado pelo álbum "Wall of Sound" (de Phil Spector), mas solidamente baseou-se no som doo-wop dos anos cinqüenta

Logo no álbum de estréia, em 1968, "La-La (Means I Love You)" chegou ao segundo lugar na parada black e ao quarto da pop nas listas da Billboard. No ano seguinte, seria a vez de "You Got Yours And I'll Get Mine" tornou-se hit do grupo, assim como "Didn't I (Blow Your Mind This Time)" e "Trying To Make A Fool Of Me", ambas de 1970.

Em 1971, Randy Cain deixou o grupo e formou, dois anos depois, o Blue Magic. Cain foi substituído por Major Harris. Mas após Thom Bell ter deixado de produzir o grupo para assumir os Stylistics, os Delfonics entraram em declínio e acabaram em 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário