quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

GRAVADORA "SUN RECORDS"

A Sun Records mais famosa foi a quarta a empunhar o nome. Ficava em, Memphis, Tennessee, e começou a operar em 27 de março de 1952. Fundada por Sam Phillips, a Sun Records ficou conhecida por lançar astros como Elvis Presley, Carl Perkins, Roy Orbison e Johnny Cash.  Foi num encontro ao acaso dentro da Sun Records, que reuniu despretensiosamente 4 artistas, o que resultou nas gravações que foram conhecidas como  ”The Million Dollar Quartet” (O quarteto de um milhão de dólares). Elvis Presley, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash gravam juntos em 4 de dezembro de 56.

 Entretanto, passada esta época a Sun começou a trabalhar com músicos negros. Phillips adorava o rhythm and blues e queria que o gênero alcançasse o público branco. Foi o produtor e engenheiro de som da Sun, Jack Clement, que descobriu e lançou Jerry Lee Lewis  enquanto o dono da gravadora viajava para a Flórida.

A música de muitos artistas da Sun Records ajudou a formar parte das bases da música popular da segunda metade do século 20, além de dar forma ao rockabilly e influenciar várias bandas, particularmente os Beatles.



Outras "Sun Records"

A primeira Sun Records foi uma gravadora formada pela Crystalate Gramophone Record Manufacturing Company Ltd. de Kent, Inglaterra, operando entre 1905 e 1910. A mesma empresa posteriormente lançaria discos sob o selo Imperial Records.
Quase contemporânea a esta foi outra gravadora aberta nos Estados Unidos pela Leeds & Catlin Company ao redor de 1905/1907.
A terceira Sun Records foi produzida pela Sun Record Company de Toronto, Canadá no começo dos anos 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário