quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A HARD DAYS NIGHT (Filme)

A Hard Day's Night (br: Os Reis do Iê, Iê, Iê / pt: Os Quatro Cabeleiras do Após-Calypso) é um filme de 1964 realizado pelo grupo The Beatles. Foi o primeiro filme realizado pelos Beatles e junto ao filme foi lançado um álbum com o mesmo nome. O cinema na época era grande divulgador de estrelas do rock. Inspirados em Elvis Presley, os Beatles viram no cinema mais uma maneira de promover sua música. O filme foi lançado em 6 de julho de 1964 e foi indicado a dois prêmios da academia de cinema, o Oscar.

O filme foi rodado em preto e branco. A United Artists escolheu o produtor Walter Shenson para o filme. Ele recomendou o diretor Richard Lester e os Beatles indicaram o nome de Alun Owen como roteirista. Owen era de Liverpool, assim como os Beatles, e já tinha realizado alguns roteiros para a televisão.
Participaram do filme além dos Beatles alguns atores, entre eles: Wilfrid Brambell (que fez o papel de avô de Paul McCartney), Norman Rossington, John Junkin, Lionel Blair, Victor Spinetti, John Bluthal e Derek Nimmo. Pattie Boyd, modelo e atriz, fez uma pequena participação. Foi durante as filmagens que George Harrison a conheceu. Eles acabaram se casando em 1966.
O filme tenta capturar o espírito alegre e a histeria causada pela Beatlemania. Owen teve a ideia de mostrar os Beatles como prisioneiros do seu sucesso, tendo que se esconder sempre de histéricos fãs. O filme começa em uma viagem de trem e termina em um show especialmente feito para a televisão. Os Beatles tocam algumas de suas canções durante o filme que foram lançadas em um álbum com mesmo nome. O filme é considerado uma espécie de semi-documentário sobre o auge da beatlemania.
Canções do filme
    "A Hard Day's Night"
    "I Should Have Known Better"
    "Can't Buy Me Love"
    "If I Fell"
    "And I Love Her"
    "I'm Happy Just to Dance With You"
    "Ringo's Theme (This Boy)"
    "Tell Me Why"
    "Don't Bother Me"
    "I Wanna Be Your Man"
    "All My Loving"
    "She Loves You"




Nenhum comentário:

Postar um comentário