domingo, 4 de agosto de 2013

DAVE DEE, DOZY, BEAKY, MICK and TICH

Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick and Tich (também conhecido como DDDBMT), foi um grupo britânico de rock/pop formado no início dos anos 60, cuja carreira decorreu até 1972.
Cinco amigos de Wiltshire, Inglaterra, David John Harman (Dave Dee), Trevor Ward Leonard-Davies (Dozy), John Dymond (Beaky), Michael Wilson (Mick) e Ian Frederick Stephen Amey (Tich), formaram um grupo em 1961, originalmente chamado Dave Dee and the Bostons. Rapidamente desistiram dos seus empregos (Dave Dee, por exemplo, era polícia) para se dedicar à música. Além do Reino Unido, chegaram a tocar em Hamburgo (Star-Clube, Clube Top Ten) e em Colónia (Storyville).


O vocalista Dee, ex-polícia, estava na cena do acidente automobilístico que tirou a vida ao roqueiro americano Eddie Cochran e feriu Gene Vincent em Abril de 1960. Dee havia pegado na guitarra de Cochran no acidente e guardou-a até que a pudesse devolver à sua família.
No verão de 1964, os compositores britânicos Ken Howard e Alan Blaikley interessaram-se em compor e gravar para eles. A banda foi para o estúdio para fazer gravações com Joe Meek e acabou por assinar contrato de gravação com a Fontana Records .



Eles mudaram o nome para Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick and Tich, uma amálgama dos seus apelidos. Entre 1965 e 1969, o grupo passou mais semanas no UK Singles Charts do que The Beatles, e fizeram uma digressão pela Austrália e Nova Zelândia, onde também haviam experimentado algum sucesso nas paradas durante este período.
Tiveram dois dos seus singles vendidos com mais de um milhão de cópias cada, e alcançaram o nº 1 no Reino Unido com um deles, ” The Legend of Xanadu “.
Para além daquele, salientam-se outros grandes êxitos como, Hideaway, Hold Tight!, Bend It!, Save Me, Touch Me,Touch Me, Ok!, Zabadak! ou Last Night in Soho, entre outros.
Em Setembro de 1969, Dee deixou o grupo para uma breve carreira solo. O resto da banda, continuou como D, B, M e T e lançaram alguns singles, até se separarem em 1972.
Em 2007, a sua canção “Hold Tight!” foi destaque no filme Death Proof, de Quentin Tarantino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário