domingo, 23 de junho de 2013

PERCY SLEDGE

Percy Sledge é um cantor de soul e R&B norte-americano. Nascido em 25 de novembro de 1940, em Leighton, Alabama, Estados Unidos, ficou mundialmente conhecido por interpretar a clássica canção de amor When a Man Loves a Woman.

Percy Sledge trabalhou em um hospital antes de ser famoso. Depois de uma audição com o produtor Quin Ivy, Sledge obteve um contrato com uma gravadora. When a Man Loves a Woman foi o primeiro single resultante desse contrato e não demorou muito para que a canção se tornasse um hit. Lançado em 1966, o single alcançou o 1º lugar nas paradas americanas e canadenses e ficou em 4º lugar no Reino Unido. A inspiração para a composição da música foi o fim de seu relacionamento um ano antes (sua namorada o deixara para tentar a carreira de modelo). A canção se tornou o marco na carreira de Sledge. Ele alcançaria um certo sucesso ainda com outras composições como Warm and Tender Love, It Tears Me Up, Take Time to Know Her e Cover Me, mas nenhuma dessas canções fez tanto sucesso quanto When a Man Loves a Woman. Sledge voltou a figurar nas paradas de sucesso em meados dos anos 80 quando seu maior hit foi usado num comercial da marca de jeans Levi's.

Em 2005 Percy Sledge foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame. Em maio de 2007, ele foi introduzido no Louisiana Music Hall Of Fame por suas contribuções à música. Seu nome ainda se encontra no Delta Music Museum, em Louisiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário