domingo, 28 de abril de 2013

THE ARCHIES

O grupo fictício: The Archies tocavam uma variedade de musica pop, consisente com a época do desenho animado. Mas eles tinham uma preferência pelo rock’n roll. Betty Cooper e Veronica Lodge se juntaram ao grupo depois. Todos os membros cantavam os vocais com exeção de Jughead, em algumas músicas.

O grupo real: Músicos de estúdio foram contratados por Don Kirshner em 1968 para tocar várias músicas. A mais famosa delas, “Sugar, Sugar”, foi escrita por Jeff Barry e Andy Kim, e chegou ao topo das paradas pops em 1969, dando ao grupo um disco de ouro (na verdade, no Top 100 da revista Billboard, ela foi a nº1, sendo a única música de uma banda ficcional a entrar neste ranking). Outras músicas de sucesso gravadas pelos Archies são “Who’s Your Baby?,” “Bang-Shang-A-Lang,” e “Jingle Jangle.” Os vocais masculinos dos Archies ficticios são de Ron Dante, o líder da banda Cugg Links. Já os duetos femininos são feitos por Toni Wine. Wine foi substituida em 1970 por Donna Marie, que foi depois substituida nas gravações finais por Merle Miller.


A única música que não foi cantada por Ron Dante foi a “Love Is Living In You,”, cantada em 1971 por Richie Adams. O último single foi lançado em 1972, e era chamado “Strangers in the Morning;” no lado B, estava a “Plum Crazy.” Jeff Barry, Andy Kim, Susan Morse, Joey Levine, Maeretha Stewart, Ellie Greenwich, Bobby Bloom e Leslie Miller contribuiram para os backing vocals em várias vezes, com a contribuição de Barry para a voz de baixo (dublando Jughead no desenho). Os músicos dos Archies eram o guitarrista Hugh McCracken, os baixistas Chuck Rainey e Joey Macho, o tecladista Ron Frangipane e os bateristas Buddy Saltzman e Gary Chester. A maioria da músicas foram produzidas e escritas por Jeff Barry, porém algumas também foram escritas por Jackie Mills.


Nenhum comentário:

Postar um comentário