domingo, 3 de março de 2013

FRANKIE LYMON AND THE TEENAGERS

Frankie Lymon teve uma voz de falsete e gravou um hit com alguns amigos, que marcou muito na década de 50 . Ele nasceu em Nova York em 1942, e participou do Edward W. Stitt Junior High School, onde ajudou a formar um grupo de cantores chamado The Premiers. Junto com o cantor Frankie, o grupo incluiu Joe Negroni, Herman Santiago, Sherman Garnes e Merchant Jimmy. Richard Barrett, líder de um grupo conhecido como The Valentines . Um caçador de talentos para a gravadora Gee, ouviu eles  cantarem  nas escadas de um prédio na Rua 165, em Manhattan e os trouxe para George Goldner  da Gee. Eles foram renomeados  como the Teenagers.

Em 1955, eles compuseram uma música de um poema que tinha sido dado a eles por um vizinho amigo. Mais tarde naquele ano eles gravaram  Why Do Fools Fall In Love?, e foi lançado como um disco do The Teenagers apresentando Frankie Lymon. A canção atingiu  as dez primeiras colocações  nos EUA e permaneceu nas paradas por muitas semanas, e chegou a # 1 no Reino Unido. A melodia cativante com um desempenho brilhante por Frankie Lymon, foi uma das canções mais populares dos primeiros dias do rock-and-roll.
Outras músicas foram gravadas e lançadas em 1956 e 1957, incluindo  I'm Not A Juvenile Delinquent entre tantas outras. O grupo apareceu em alguns filmes como Rock, Rock, Rock e mister rock and roll, e em 1957  Goldner começou a promover Frankie como cantor  solo;  lançando algumas músicas de sua autoria, incluindo a música top vinte Goody, Goody , eventualmente, ele assinou com  a Roulette Records.  Enquanto isso, The Teenagers tentaram várias substituições, mas nenhuma com o sucesso que eles tiveram antes.

Frankie Lymon nesta altura tinha um problema sério com drogas . Em 1961, ele foi forçado a um programa de reabilitação de drogas em Manhattan General Hospital. Ele tentou um retorno  dançando, cantando e tocando bateria , mas nunca foi capaz de deixar o seu vício e em 1964. ele foi encontrado morto por  overdose de drogas no chão do banheiro do apartamento de sua avó aos 25 anos, em 28 de fevereiro de 1968.
O irmão Frankie Lewis continuou com os Teenagers no restante da década de 70. O  barítono Joe Negroni morreu em 1978. O grupo voltou na década de 80, com algumas substituições, mas ainda incluiu os membros originais Santiago e Merchant.





Em 1981 Diana Ross Fez grande sucesso também com  Why Do Fools Fall In Love?, pela Roulette Records , e mais uma vez foi top ten. Royalties sobre a música passou a marca de US $ 1 milhão, e em 1986, três mulheres que afirmam ser viúva de Frankie Lymon estavam discutindo sobre os direitos da música com a Roulette Records [uma delas era a ex-cantora  Zola Taylor dos The Platters].
 Frankie Lymon and the Teenagers foi um dos grupos que influenciaram tantos  outros grupos e cantores  na década de 50. O grupo foi incluído no Hall Rock and Roll-of Fame em 1993. Um filme baseado na vida de Frankie Lymon intitulado  Why Do Fools Fall In Love? foi lançado  em 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário