domingo, 2 de dezembro de 2012

THE ASSOCIATION

The Association é uma banda de pop music da Califórnia. São mais lembrados por sua popularidade na década de 1960, quando emplacaram diversos hits nas paradas da Billboard.
Uma das mais representativas bandas da chamada Resistência Norte Americana à Invasão Britânica, The Association tem como marca registrada harmonias vocais impecáveis junto com ótima produção musical. Eles são os inventores do chamado Barroco Pop e algumas de suas músicas frequentaram muitas vezes os charts das paradas de sucesso.

A história da banda teve início em 1962 quando o cantor e guitarrista Jules Alexander (nascido Jules Gary Alexander no dia 25 de setembro de 1943 em Chattanooga, Tennessee, EUA), então servindo ao exército numa base no Havaí, conheceu o cantor e soprista Terry Kirkman (nascido no dia 12 de setembro de 1939 em Salina, Kansas, EUA), que trabalhava como vendedor. Os dois descobriram coisas em comuns enquanto músicos e um ano depois, quando Alexander deu baixa no exército, a dupla foi morar em Los Angeles, California ecomeçarama explorar a cena musical da cidade. Kirkman já tinha experiência musical, tendo atuado em alguns projetos de Frank Zappa, antes dele formar The Mothers of Invention.
Em 1964, Jules e Terry formaram o grupo The Inner Tubes junto com Doug Dillard, que tinha como local de encontro o lendário clube The Troubadour. Esse grupo teve uma mudança constante na formação, contando com nomes como Cass Elliot (futura The Mamas & The Papas) e David Crosby (futuro The Byrds). No ano seguinte, foi formado o grupo The Men, que tinha 13 integrantes e era a banda residente do Troubadour. Nesse mesmo ano, houve um racha no The Men, onde Jules e Terry levaram mais quatro músicos do grupo original. A então noiva de Kirkman, Judy, sugeriu que eles adotassem o nome The Association, já que a outra metade que permaneceu denominou-se Tony Mafia’s Men.

Em 1967, sem o fundador Jules Alexander, que havia deixado a banda para estudar meditação na Índia, e contando com o guitarrista e vocalista Larry Ramos, o Association gravou o álbum Insight Out, que tinha dois grandes clássicos da banda, Never My Love e Windy. Participaram do Festival Monterey Pop e no ano seguinte eles gravaram o álbum Birthday. Em 1969, receberam Alexander de volta e assumiram a forma de um hepteto. Colaboraram com a trilha sonora do filme Goodbye, Columbus. Em 1970, foi lançado o duplo ao vivo The Association Live e no ano seguinte, um dos principais vocalistas e compositores, Russ Giguere, partiu para a carreira solo, sendo subsituído por umvelho colaborador da banda, Richard Thompson.
Em 1971, a banda lançou o álbum Stop Your Motor, também produzido pela banda, seu último trabalho pela Warner Brothers. Os destaques do disco são: Bring Yourself Home (Bluechel), Funny Kind Of Song (Alexander), P.F. Sloan (Jimmy Webb), It’s Gotta Be Real (Ramos) e Along The Way (Yester). O álbum ficou em 158º lugar no Top 200. A banda assinou contrato com a Columbia Records e começou a elaborar um novo trabalho.
O grupo ainda continua na ativa.

DISCOGRAFIA
    And Then… Along Comes The Association (1966)
    Renaissance (1967)
    Insight Out (1967)
    Birthday (1968)
    Goodbye, Columbus (1969)
    Greatest Hits (1969)
    The Association (1969)
    The Association Live (1970)
    Stop Your Motor (1971)
    Waterbeds in Trinidad! (1972)
    The Association 95: A Little Bit More (1995)
    Just the Right Sound - The Anthology 1966-1981 (2002)


Nenhum comentário:

Postar um comentário