segunda-feira, 13 de agosto de 2012

THE MARMALADE

Marmalade é uma banda escocesa de pop rock formada em 1961 em Glasgow por Dean Ford (vocais), Junior Campbell (guitarra, vocais), Graham Knigh (baixo, vocais), Pat Fairlie (guitarra rítmica, baixo) e Alan Whitehead (bateria). Inicialmente adotaram o nome "The Gaylords" e posteriormente "Dean Ford and the Gaylords", Por volta de 1964, o grupo conseguiu assinar um contrato com a gravadora Columbia (EMI) e gravaram quatro singles, mas não conseguiram nenhuma grande repercussão. O grupo permanecia conhecido apenas na Escócia e assim resolveram tentar a sorte no Reino Unido. Mas, antes disso em 1965 fizeram uma grande turnê pela Alemanha e depois partiram para Londres, onde começaram a tocar em clubes famosos e a conselho do seu empresário decidiram mudar completamente a imagem da banda, a forma de tocar e em 1966 passaram a assumir o nome de The Marmalade. Passaram também a utilizar o selo CBS e gravaram algumas músicas e conseguindo algum sucesso com “I See the Rain” que chegou a ser elogiada por Jimi Hendrix.

Durante essa época mudaram-se para Londres e tocaram servindo de apoio para outras bandas mais famosas como Pink Floyd e The Action, e assim foram construindo o nome do conjunto, incluindo turnês com os The Who, Joe Cocker, Traffic, Gene Pitney e The Tremeloes. Apesar de conseguirem um certo nome, The Marmalade ainda precisava de um bom sucesso comercial o que deixava bastante preocupada a gravadora CBS, até que conseguiram gravar um cover de The Beatles, a canção "Ob-La Di, Ob-la-Da", que vendeu milhares de cópias no Reino Unido, fazendo o conjunto aparecer freqüentemente na BBC.


Por essa época mudaram para Decca Records, que permitiam a eles escrever e produzir suas próprias músicas e assim gravaram, entre outras músicas, “Reflections of My Life” que se tornou um hit no mundo inteiro, chegando aos 10 melhores na Europa e Estados Unidos e em grande parte da América do Sul. A música abriu o caminho para outros sucessos como “Rainbow” e “My Little One”. Em 1971 Ford deixou a banda para fazer carreira solo e com isso começaram novamente várias mudanças, que culminou na perda do baterista Alan Whitehead. Novos integrantes foram recrutados para The Marmelade e assim continuaram a prosseguir fazendo outros sucessos.

O período de mais sucesso do grupo foi entre o final da década de 1960 e começo de 1970, quando emplacaram diversos hits nas paradas musicais do Reino Unido.
Mesmo sem contar com nenhum dos integrantes originais, a banda continua a gravar e a se apresentar ocasionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário