quarta-feira, 29 de agosto de 2012

THE DIAMONDS

The Diamonds é um quarteto Canadense  que ganhou destaque nos anos 1950 e início dos anos 1960, com 16 discos de sucesso da Billboard. Os membros originais eram Dave Somerville ,Ted Kowalski , Phil Levitt , e Bill Reed .  Eles foram mais conhecido por interpretar  rhythm and blues , doo wop e música pop . Ao contrário do mito popular, o pai de Tom Hanks nunca foi um membro do grupo.

Em 1953 Dave Somerville , enquanto trabalhava como engenheiro de som para a Canadian Broadcasting Corporation , em Toronto , Canadá , reuniu três outros caras numa noite para cantarem . Eles decidiram então formar um quarteto de stand-up chamado The Diamonds. Primeira apresentação do grupo foi no porão da Igreja de São Tomás de Aquino. A reação do público para o grupo liderado por  Somerville foi tão grande que eles decidiram que iriam  virar profissional.
Após 18 meses de ensaio, eles foram  para Nova York e conseguiram  1 º lugar em Scouts Arthur Godfrey Talent . O prêmio seria uma semana no show de Godfrey o que levou a um contrato de gravação com  Coral . Músico profissional, Nat Goodman, tornou-se seu empresário. O Coral lançou quatro músicas, sendo a mais notável  "Black Denim Trousers & Motorcycle Boots", escrito por Jerry Leiber e Mike Stoller .
O próximo grande passo foi uma audição em Cleveland , Ohio , com disc jockey, Dr. Bill Randle , que tinha ajudado no sucesso de alguns grupos populares, como The Crew-Cuts, Randle ficou impressionado com The Diamonds e os apresentou a um produtor da Mercury Records , que assinaram o grupo para um contrato de gravação. Naquele tempo os artistas negros não eram  tocadas em estações de rádio de proprietários brancos.
A primeira gravação dos The Diamonds para a Mercury foi "Why Do Fools Fall in Love" (Original de  Frankie Lymon and the Teenagers)que alcançou a posição # 12 em no EUA como seu primeiro hit, e ,"The Church Bells May Ring" (originally by The Willows), atingiu o # 14 no  EUA

Os maiores sucessos de 1957 dos Diamonds  foram " Little Darling ' "(originalmente gravada por The Gladiolas ) e " The Stroll ", uma canção original escrita para o grupo por Clyde Otis , a partir de uma idéia de Dick Clark .
 Apesar de terem um contrato para atuarem em rock and roll , a Mercury também fez parceria  com o compositor e arranjador de jazz, Pete Rugolo. O álbum, intitulado "The Diamonds encontra Pete Rugolo",  permitiu a eles retornar às suas raízes .
O grupo cantou "Little Darlin '" e "Where mary go" no filme O Big Beat , e cantou a música tema de outro filme, Kathy-O .


Suas aparições na televisão foram  nos programas de TV de Steve Allen , Perry Como , Vic Damone , Tony Bennett , Eddy Arnold e Paul Winchell . Eles também apareceram no American Bandstand .
No final dos anos 1950 Reed, Kowalski, e Levitt deixou o grupo e foi substituído por Mike Douglas, John Felten, e Fisher Evan.



 1960 e 1970

Apesar do estilo em constante mudança de rock & roll e seu contrato expirando na Mercury, The Diamonds continuaram em turnê pelo país. Há uma crença popular de que os Diamonds se separaram  no início da década. Isto não é verdade. Embora  Dave Somerville ter deixado  o grupo em 1961 para seguir uma carreira de cantor popular como "David Troy",isso  não afetou  o grupo. Ao longo dos anos 1960 e 1970 The Diamonds continuaram a fazer shows  principalmente em Las Vegas  em  primeiro momento, com Mike Douglas, mais tarde  continuado por Glenn Stetson. Ao mesmo tempo, havia pelo menos dois grupos de teatro com o nome The Diamonds, o outro, principalmente sendo conduzido por João Felten até sua morte, em 17 de maio de 1982, em um acidente de avião. Isso criou um problema no final de 1980 que finalmente terminou no tribunal. O direito ao uso do nome "The Diamonds" foi premiado com Gary Owens (um membro do grupo Felten) com os membros originais sendo autorizados a usar seu nome em ocasiões especiais a cada ano. Owens, juntamente com os membros Bob Duncan, Steve Smith (ambos ex-membros do Lawrence Welk banda e programa de televisão) e Gary Cech, lançou um álbum em 1987, "Diamonds Are Forever", que continha duas músicas que entraram nas colocações mais baixas da música country, "Just a Little Bit" and "Two Kinds Of Women".
 
 The Diamonds recebeu atenção nacional, mais uma vez em 2000, quando os membros originais foram convidados para cantar no TJ Lubinsky da PBS produção de Do-Wop 51 , ​​e novamente na produção PBS intitulada Momentos Mágicos-O Best Of Pop dos anos 50 , em 2004.
Stetson recebeu um transplante de coração em 2000, e morreu em 2003. Membro original Kowalski morreu em 8 de agosto de 2010, a partir de doenças do coração , com a idade de 79 anos.
Em 2012, The  Diamonds  foram listados como estrelas convidadas com o fabuloso Follies Palm Springs , no Teatro Plaza , em Palm Springs, Califórnia .



2 comentários: