quarta-feira, 13 de junho de 2012

BONANZA

O seriado de western Bonanza foi exibido na TV americana NBC, de 12 de setembro de 1959 até 16 de janeiro de 1973. Colorido, co-patrocinado pela fábrica de TVs RCA, um dos braços da NBC e também pela Chevrolet. Tornou-se um dos maiores sucessos da TV de todos os tempos e no gênero somente o seriado Gunsmoke o igualou em popularidade e longevidade.


Narra a saga do rancheiro viúvo Ben Cartwright (Lorne Greene), um homem de propósitos, e de seus três filhos (de mães diferentes), na defesa de seu rancho Ponderosa em Nevada. Além de Greene, outro ator da série que fez bastante sucesso foi Michael Landon (que depois estrelaria os seriados Os pioneiros e O Homem que veio do céu, 1984-1989).Lorne Greene também apareceria em outras séries, como Battlestar Galactica.

O filme piloto foi escrito por David Dortort, também produtor da série. Dortort criaria outras séries e filmes de TV similares como The Restless Gun, The High Chaparral, The Cowboys, e a prequela de Bonanza, chamada Ponderosa.


Com personagens bastante humanizados, Bonanza conquistou fãs ao redor do mundo todo com suas histórias de bravura, honradez e coragem no Velho Oeste. Apesar do seu grande êxito, pelo menos no Brasil o seriado quase não foi reprisado provavelmente devido ao declínio do gênero western.Atualmente seus episódios têm sido lançados em DVD,para deleite de velhos fãs. Em 2009 o canal Rede Brasil de Televisão Começa a exibir a serie e em 2010 O canal a cabo TCM tambem passa a exibir o seriado.
O também famoso tema musical de Bonanza, foi criado por Jay Livingston e Ray Evans. O conhecido cantor country Johnny Cash regravou uma versão em seu álbum "Ring of Fire: The Best of Johnny Cash", de 1963. A canção teve novos arranjos em 1968 e nova versão em 1970. No período de 1970-1972 foi usada uma nova canção como tema.

Elenco
    Lorne Greene...Ben Cartwright
    Pernell Roberts...Adam
    Dan Blocker...Eric "Hoss"
    Michael Landon...Joseph "Little Joe"
    Victor Sen Yung...Hop Sing
    Ray Teal...Xerife Roy Coffee
    Bing Russel...Clem Foster
    David Canary..."Candy" Canaday (1967-1970)
    Mitch Vogel...Jamie Hunter (a partir de 1971




AH!!...BONS TEMPOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário