quarta-feira, 21 de março de 2012

THE TWIST (Ritmo)


O ritmo conhecido por twist, tem sua origem nos Estados Unidos, é uma dança que abrange múltiplos ritmos como rock and roll, jazz e outros compassos. Balizou uma geração de jovens a cata de alvedrio, devaneios, utopias, ainda que, muitos dos desejos não foram conseguidos, contudo, valia viver aquele momento.
Na década de 1960, o ritmo estendeu-se dos EUA para diversos países, influenciando os jovens dessa época, por mais direitos e liberdade, tendo como principal divulgador desse estilo musical Chubby Checker.
Ernest Evans ou Chubby Checker adotou este nome no campo artístico. Nasceu na cidade de Spring Gulley no Estado da Carolina do Norte, posteriormente foi residir em South Philadelphia, na Pensilvânia. Apenas com oito anos de idade constituiu um grupo harmônico, proporcionavam festas nas ruas e nas escolas, as vezes imitavam cantores da época.
Foi a partir desse ritmo irresistível que a dança individual inseriu mais um ritmo, conhecido por discoteca.

A trajetória desse ritmo e música começou em 1959, quando Hank Ballard, fez uma composição titulada por “The Twist”  sendo extraídos alguns compassos de outra dança pouco conhecida e impopular da Flórida. Hank Ballard lançou um compacto com a melodia “The Twist”, porém não obteve sucesso nesse empreendimento. Fez alguns shows mas não atraiu atenção do público perante a música e da dança.
Porém 1960 um emissário musical conhecido por Dick Clark, ficou extremamente deslumbrado por esse estilo, e procurou um cantor interessado em regravar a música. Foi apresentado a Dick Clark um jovem que estava principiando no mundo da música. Seu nome era Chubby Checker, que apesar de não expor tanto interesse no novo estilo, mesmo assim ele gravou.  No entanto ele se enganou, fez um espetacular sucesso, ganhando espaços nas redes de televisões, sendo aceita pelo público. Chubby Checker introduziu alguns compassos e também na maneira de cantar. Conseguiu um bombástico sucesso, chegando a ocupar a primeira colocação da Billboard Hot 100.

Esse estilo chegou a ser denominado inconveniente pela Igreja Católica naquela época. Além disso foi a partir dessa dança, que as pessoas começaram a dançar a sós. Principalmente as jovens não precisavam mais aguardar que qualquer rapaz  acenassem para dançar.
Esse novo jeito de dançar, que ganhou o epíteto de Twist, revolucionou, e influenciou o mundo artístico, tanto no figurino de se vestir, como também influenciou na parte da educação física, devido os compassos, pois o bailado estabelecia um bom condicionamento físico. Outros usavam o Twist como meio de emagrecer, salvo-conduto que a dança trabalha com boa parte do corpo principalmente as pernas e os quadris.
Tudo começou com uma simples canção e um estilo desconhecido de bailar. Porém não foi bem acatada no início, deixando decepcionado o seu percussor.

Porém tudo o que você tentar desempenhar, deposite confiança mesmo quando a brisa não ateie ao seu encontro, os ventos não sopram apenas em uma direção, nenhuma peleja é vencida as vezes com receio, medo, de não acertar. Faça como Dick Clark, mesmo sabendo do fracasso obtido pelo primeiro lançamento, teve coragem de apostar e acreditar que era possível escrever uma nova página na história do mundo artístico.
O novo ritmo que foi aperfeiçoado por Chubby Checker, cujo nome verdadeiro é Ernest Evans, revolucionou o cenário musical, fazendo com que esse estilo de dança e música seja indispensável na história das danças populares da humanidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário