quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

THE CHORDETTES



The Chordettes é um quarteto de mulheres que fizeram sucesso na década de 50 com músicas populares e tradicionais. Comparadas as Andrews Sisters, foram tão famosas e queridas quanto elas. Em 1946 na cidade de Sheboygan, Wisconsin Janet Ertel, Carol Buschmann, Dorothy Schwartz e Jinny Osborn criaram as Chordettes. Iniciaram a carreira interpretando músicas populares (EUA) e tradicional.

Três anos após a formação do quarteto, as "meninas" ganharam um programa de rádio na Arthur Godfrey's Talent Scout; o que de certa forma ajudou no contrato com a Columbia Records e na divulgação de seus discos. Em 1954, ficaram mundialmente conhecidas pela canção Mr Sandman, uma regravação de Vaughn Monroe, vendendo cerca de um milhão de cópias e alcançando a 11ª posição no UK Single Chart. Menos de quatro anos depois, emplacaram um novo hit, dessa vez, Lollipop.

Com a regravação de vários sucessos, as Chordettes tinham um jeito peculiar de interpretar as canções transformando-as em hits, e muitas vezes, melhores que as originais. Porém, a aparição das meninas na American Bandstand não evitou a separação em 1961, as quais, apenas retornaram aos palcos juntas 29 anos depois. Renovadas, contaram com a participação de Nancy Overton, Lynn Evans, Jean Swain e Doris Alberti. Inseridas no Vocal Group Hall of Fame 2001, as amigas realizaram pequenos shows e algumas apresentações em programas de tv. Passaram pelas Chordettes: Janet Ertel, Carol Buschmann, Dorothy, Schwartz, Jinny Osborn, Jinny Osborn, Lynn Evans, Margie Needham, Nancy Overton e Doris Alberti.




Infelizmente, Janet Ertel faleceu em 1988, Jinny Osborn em 2003 e Nancy Overton em 2009. Pouco se sabe sobre a vida particular de cada uma delas, porém, felizmente, elas nos deixaram um acervo fantástico e até hoje, servem de inspiração para muitos músicos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário