domingo, 11 de dezembro de 2011

JAMES BROWN



James Joseph Brown Jr., conhecido também como "Mr. Dinamite", Nasceu em Barnwell, Carolina do Sul em 3 de Maio de 1933, Cantor , compositor e produtor musical norte-americano reconhecido como uma das figuras mais influentes do século XX na música. Foi o principal impulsionador da evolução do gospel e do rhythm and blues para o soul e o funky, sendo a invenção deste último gênero creditada a ele. Também deixou sua marca em outros gêneros musicais, incluindo rock, jazz, reggae, disco, no hip-hop e na música dançante e eletrônica em geral. Foi abandonado, aos 4 anos, por seus pais e deixado aos cuidados de parentes e amigos. Cresceu nas ruas de Augusta (Geórgia), onde cantava e dançava para pagar por sua vaga no quarto de um bordel. Abandonou a escola aos quinze anos e entrou no grupo de música gospel "Three Swanees", tocando bateria e cantando rhythm and blues. Aos 16 anos, passou três anos em um reformatório por roubar carros. Sua carreira de músico profissional iniciou-se em 1953, atingindo a fama no fim da década de 1950 e início da década de 1960, graças à força de suas performances ao vivo e a uma seqüência de grandes sucessos.


Apesar de numerosos problemas pessoais e alguns insucessos, ele continuou a produzir sucessos nas duas décadas seguintes. Nas décadas de 1960 e 1970, Brown era uma presença em assuntos políticos norte-americanos, especialmente no ativismo em favor dos negros e dos pobres.
Para tentar acalmar as tensões geradas nos dias após o assassinato de Martin Luther King Jr., em 1968, Brown entrou ao vivo em uma emissora de rádio de Boston e cantou durante a noite para conter os ânimos das revoltas.

Gravou mais de cinqüenta discos e teve mais de 119 singles nas paradas de sucesso. Todos os discos que ele gravou entre 1960 e 1977 ficaram entre os top 100. Gravou mais de oitocentas canções durante sua carreira. Entrou no Hall da Fama do Rock and Roll e recebeu um prêmio Grammy pela carreira musical, em 1992. Brown costumava trocar de terno uma dúzia de vezes durante um show e dançava freneticamente no palco.

Cinema

O cinema não foi ignorado por James Brown.
O músico participou como ator, em 1980, do filme The Blues Brothers (Os Irmãos Cara de Pau), estrelado por John Belushi e Dan Aykroid, e Rock IV, em 1986, que teve como tema musical a canção Living in América, especialmente composta por Brown para a trilha sonora do filme. Sua fama cresceu ainda mais com sua participação nos filmes Ski Party e The T.A.M.I. Show. E ainda retornou no Blues Brothers 2000


Cadeia

Complicações com a justiça também cercaram a vida de James Brown. O episódio mais marcante protagonizado por ele foi quando ameaçou com um revólver e um rifle um grupo de pessoas que invadiram sua propriedade. O músico foi perseguido pela polícia por vários Estados, preso e condenado por porte ilegal de armas e drogas.
Em 1988, Brown foi preso por agredir a mulher, Adrienne, e por consumo de drogas.

Condenado a seis anos de detenção, cumpriu metade da pena. Em 1991, depois de libertado, recomeçou sua carreira artística. Além de lançar discos e fazer shows, construiu também um império de negócios, incluindo várias estações de rádio e sua própria empresa de produções. Tinha uma grande frota de carros caros e um avião. Durante sua vida, ganhou fama de ser o homem que mais trabalhava na área artística. James Brown morreu aos 73 anos em 25 de dezembro de 2006, em Atlanta, Geórgia, EUA, após internação devido a severa pneumonia.Até o dia 5 de fevereiro, 40 dias após a sua morte, seu corpo ainda não tinha sido sepultado em virtude da ferrenha disputa entre os seus diversos supostos herdeiros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário