sexta-feira, 1 de abril de 2011

DOO WOP



Doo-wop é um estilo de música vocal baseado no rhythm and blues. Surgiu inicialmente na comunidade negra norte-americana, na década de 1940, e tornou-se popular nos Estados Unidos durante as década de 50 e 60.
O estilo é caracterizado por um backing vocal harmonioso e suave - que muitas vezes os cantores faziam com a boca, imitando os próprios instrumentos musicais e que, frequentemente, repete onomatopeias.

Nos grupos vocais, cada cantor executava uma parte diferente da canção. Como não tinham dinheiro para comprar instrumentos musicais, a maior parte dos grupos desse estilo começou cantando o estilo A cappella - a "parte cantada" de cada canção.



O Doo wop entrou em declínio no início dos anos 1960, com a ascensão de novos estilos de rock and roll - especialmente da Invasão Britânica. Contudo, grupos brancos como Beach Boys, influenciados pelo jazz-vocal (The Four Freshmen, etc)  e doo wop,  mantiveram o estilo com bastante sucesso nos anos de 1960, modernizando-o com a surf music vocal e, pouco depois, com o pop sofisticado e a música psicodélica, com vocais cada vez mais trabalhados e complexos.

O doo wop foi de grande importância na construção da Soul Music, sobretudo na gravadora Motown.

No Brasil, o estilo foi representado por grupos como Golden Boys.






(Obs: Fonte  Wikipédia)



There"s a moon out tonight com The Roomates



A expressão máxima do DOO WOP  com The Alley Cats




Para  os amigos dos "Bons tempos" aqui vai um cd de doo wop, com as melhores da época.


BAIXAR CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário